COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 06/06/2024

A tradição artesanal que acompanhou a fabricação da cachaça, no decorrer dos séculos, a transformou em patrimônio cultural brasileiro. O destilado, com berço no período colonial e, portanto, fortemente enraizado na história do país, foi, aos poucos, conquistando reconhecimento e premiações internacionais em um nicho ocupado, não faz tanto tempo, pelas chamadas bebidas nobres, como  vinhos, uísques, conhaques etc. 

Divulgação

Atualmente é um produto de excelência, consumido por um crescente número de experts na arte da degustação, como acentua Orlando Regis, proprietário do Templo da Cachaça, que conta, entre as suas preciosidades, com um museu que expõe dois mil rótulos de garrafas produzidas em diversas épocas – dos anos 50 até a década de 80 -, um mini alambique em pleno funcionamento e um acervo composto por seis mil rótulos  de variadas marcas apresentadas em ordem alfabética. O interesse pela bebida motivou o empresário a investir no espaço, não apenas como um ambiente de eventos, mas também como um local destinado a preservar a cultura de um destilado, que porta brasilidade em sua cédula de identidade, e divulgar as suas múltiplas formas de apreciação.

Ações, com este objetivo, estão sendo realizadas como o Workshop de Coquetelaria com Cachaça, programado para o dia 10 de junho, que vai ensinar drinks, que vão além da celebrada Caipirinha e será ministrado por  Cissa Mariah, mixologista e master distiller, CEO do Grupo by CM e bartender residente no Templo. Entre seus diversos cursos e formação, está o de especialista em “Cachaças e Madeiras”, pela LABM de Minas Gerais – um dos laboratórios mais renomados do país.

A PREMIADA

 A Regui Brasil Carvalho Americano, marca do Templo da Cachaça, obteve a medalha bronze na categoria Armazenadas/ Envelhecidas no recentemente realizado Ranking Cúpula da Cachaça. Lembrando que na primeira fase do concurso cinco mil marcas registradas entraram na competição e através de votação online popular 150 das mais citadas passaram para a segunda fase. 

A marca Regui Brasil já havia conquistado a Medalha de Prata na Expo Cachaça 2019, além de 7º lugar no ranking da Cúpula da Cachaça em 2022. A Blend de carvalhos americanos de diferentes barris, envelhecida por quatro anos, traz notas sofisticadas de coco e caramelo com baixa acidez e toque suave. 

A RENOVADA

 Com mais de 60 anos de atividade no Brasil, a Velho Barreiro, presente em mais de 40 países, ampliou o seu foco de atuação. Além da autêntica aguardente nacional inclui em seu portfólio bebidas destiladas mistas, coquetéis de baixo teor alcoólico e não alcoólicos como água tônica e energético. Na temporada, a marca traz novidades na  linha Refresca com novas maneiras de apreciar drinks clássicos de limão, maracujá e frutas vermelhas. Ao combinar o tradicionalismo da cachaça brasileira com o formato atual de bebidas RTD (Ready To Drink) une o clássico com o contemporâneo tornando-se uma opção ideal para ser consumida em festas e datas comemorativas.
 A Velho Barreiro ICE Refresca Limão possui um toque cítrico agradável e equilibrado, já a versão frutas vermelhas alia o sabor da bebida a um mix de berries e a versão maracujá, com o sabor marcante, fiel à fruta, é refrescância garantida.

 A NOVIDADE

Marina Cotovicz / Divulgação

Com comprovadas propriedades terapêuticas, o óleo do Cannabis Medicinal – substância retirada da planta da maconha e usada como remédio, mas que não causa efeitos psicotrópicos – também começou a ser utilizado em outros produtos, como em bebidas. Nas prateleiras brasileiras a maioria dos rótulos com este ingrediente vêm dos Estados Unidos, Israel, Canadá e Uruguai.

Um projeto, iniciado há pouco mais de 12 meses, pelo Alambique do Deley, de Campo dos Goytacazes no Rio de Janeiro, resultou na Hemp – a primeira aguardente nacional elaborada com Cannabis – diferente das demais por não passar pelo processo de infusão. Terpênicos idênticos ao natural da planta são usados na composição da bebida, mas sem a presença do CBD, componente medicinal e THC, que causam efeitos alucinógenos. O objetivo do lançamento é trazer para a sociedade um debate e uma nova visão, com quebra de paradigmas, com um produto inédito e único, autorizado pelo Mapa – Ministério da Agricultura e Pecuária – com registro e certificado.

A Hemp já foi apresentada ao mercado no Rio de Janeiro e Espírito Santo, e agora chega a vez do Paraná. O lançamento oficial da Hemp aconteceu no Templo da Cachaça, no dia 17 de junho, com um bate-papo esclarecedor sobre a novidade com Carlos Lyra, mentor e embaixador do produto.