Conecte-se

por Nereide Michel em 28/05/2024

A receptividade do design brasileiro no mercado internacional está enraizada em um fértil solo: pesquisa e utilização de insumos encontrados na natureza, valorização do rico artesanato regional, cultura como fonte de inspiração, compromisso com a sustentabilidade e a adoção de medidas para preservar o meio ambiente quando do desenvolvimento de produtos. Envolvimento que confere DNA ao que é criado e produzido pelos nossos profissionais, como se pode observar no enorme interesse que o mobiliário “made in Brazil” desperta em outros países.

Presença assídua tanto na Semana de Design de Milão como da ICFF, feira do mobiliário contemporâneo, realizada anualmente em  Nova York, a Modalle Móveis é testemunha da movimentação gerada pelos estandes brasileiros participantes de importantes eventos internacionais. Especializada em mobiliário outdoor de luxo, a marca firma colaborações com destacados designers brasileiros e tem, portanto, um posto privilegiado de observação sobre a aceitação do produto nacional além  das nossas fronteiras.

Cláudio Barboza

No estande da Modalle, no Salone del Mobile, em Milão, com conceito e projeto assinado pelo Núcleo de Design Modalle, foi lançada globalmente a coleção Alma, que inclui criações de destacados profissionais como Jayme Bernardo, Roberta Rampazzo, Marta Manente, Stúdio Razerra (Ibanez e Lorenzo Razzera). Newton Lima e Victor Leite. Apresentação ao mercado internacional que se repetiu, com igual receptividade, em maio, na feira nova-iorquina ICFF.

Divulgação

 Fluidez, ancestralidade, economia circular, conectividade, sustentabilidade, materiais renováveis e reciclados de alta tecnologia, savoir faire artesanal, luxo natural, design afetivo e a força da criação brasileira, são a essência criativa da coleção Alma. Exemplificada no lançamento Lagoon, por Studio Modalle N&D. Com formato natural e fluente, quase amorfo, sem contornos ou limites marcadamente definidos, o conjunto modular teve inspiração no desenho orgânico dos lagos. 

Divulgação

Coleção Dolce Far Niente, sistema modular outdoor com assinatura do arquiteto Jayme Bernardo, através de seu selo de design exclusivo Dieedro. Praticidade e versatilidade que permitem criar diversas formas de apresentação de um móvel que convida a momentos de “não fazer nada” e que também pode ser adaptado a ambientes internos.

Divulgação

Sofá Friends: disruptivo sofá com o característico design emocional da designer radicada em Londres Roberta Rampazzo. Premiado com o prestigiado internacionalmente  A’Design Award Bronze na categoria Mobiliário, foi projetado para promover conexões significativas entre as pessoas, incentivando conversas e também a criatividade e a intimidade. Seu design único permite que seja posicionado conforme o desejo de quem desfruta do seu conforto e funcionalidade. 

Divulgação

Lançamento global, o tecido sustentável de alta tecnologia Knit para o mobiliário outdoor, feito de polímeros de plásticos extraídos dos oceanos de todo o mundo, com Selo de Rastreabilidade, está presente na poltrona Baeza, com design de Ibanez Razzera e design têxtil exclusivo pelo artista brasileiro André Grossi. O móvel é finalista da edição 2024 do Prêmio Salão Gramado na categoria Design Sustentável.

Divulgação

Balanço Perlage, por Marta Manente, lançamento que passa a integrar a Coleção Perlage, apresentada ao mercado em 2023. Com traços fluídos e fabricado com materiais náuticos de alta resistência, permite integrar ambientes tanto indoor quanto outdoor.  

Divulgação

Jogo de mesa de apoio Ânima, por Studio Razzera, traz a leveza e a fluidez sugeridas pelo concreto e o vidro em diversas cores e acabamentos. O móvel transforma-se em epicentro de encontros, conversas e experiências compartilhadas.

Divulgação

Coleção Sema, por Newton Lima para Modalle. O designer reinterpreta a iluminação através de  luminárias em corda náutica e estrutura em alumínio. Uma peça que valoriza em cada ângulo o fazer artesanal.

Divulgação

Cachepot Sema, por Newton Lima, traz o movimento e a leveza das formas artesanais. O traço orgânico e, ao mesmo tempo, preciso se estende nas suas três versões.

Divulgação

Estante Tall, por Victor Leite. A proposta do móvel – daí o seu nome – está no desejo de elevar o papel dos itens decorativos. Feita de alumínio e madeira de teca, característica da flora brasileira, é resistente tanto ao sol quanto à chuva.

Anoni Estúdio

 Cadeira Lira, do Studio Razzera, combina o design contemporâneo com a tradição da habilidade artesanal. A sua inspiração  vem da premissa de que o mobiliário deve transcender sua utilidade e contar uma história.

Anoni Estúdio

A mesa Elysia, do Studio Razzera, é um convite à convivência e uma celebração ao design autoral. De linha simples, resume a essência do conceito da coleção “Alma”.