por Nereide Michel em 18/07/2024
Quando foi lançado nacionalmente o tema da CasaCor 2024 – De Presente, o Agora – ele causou uma certa estranheza. Uma reação positiva uma vez que motivou a pensar com mais cuidado no seu significado. Consequência, quem sabe, do período de recolhimento provocado pela pandemia do coronavírus, quando o que parecia distante e sem importância virou necessidade em um cotidiano com tantas incertezas no amanhã. Um período de isolamento social que determinou comportamentos ligados mais diretamente ao que acontecia no dia-a-dia.
Atitudes pessoais e coletivas também assumiram o caráter de urgência diante da constatação de que o planeta Terra depende de ações concretas hoje para continuar habitável em um futuro próximo. Uma responsabilidade que pode ser compartilhada, por exemplo, a partir do momento em que se define um jeito de morar. A opção correta se transforma em baluarte na luta a favor do bem-estar comunitário e da sustentabilidade do meio ambiente. A hora é agora! O futuro agradece!
Na 30ª CASACOR Paraná, com portas abertas até o dia 28 de julho, 34 ambientes refletem, segundo a visão dos seus autores, como o morar nos dias de hoje pode gerar consequências positivas no futuro. Uma casa completa onde cada dependência foi projetada para apresentar soluções para expectativas atuais. Com prazo de validade para tempos vindouros.
HALL DE ENTRADA
PALAVRAS PRESENTES: Arte, exclusividade e cores
HALL DA CASA
KAROLINNA VENTURI
A inspiração da arquiteta veio da alta-costura. Nela, cada roupa é feita sob medida e, portanto, exclusiva. A arte moldou a explosão de cores e mistura de materiais do espaço. Itens desenhados especialmente para o ambiente personalizam o hall de estrada como a estrutura do teto com vidros de murano, luminária confeccionada por ceramista e a peça do aparador com aplicação de uma obra de artista local. A estante foi garimpada em antiquário e o banco de apoio revestido com tapetes.
COZINHA, SALA DE JANTAR, ADEGA, BAR, DESPENSA
PALAVRAS PRESENTES: Convívio familiar, recordações, relaxamento, experiência imersiva, lembranças de viagens.
COZINHA ENCONTROS
CAMILA ROCHA
Celebrando os afetos, Camila Rocha uniu elementos clássicos e modernos em um espaço destinado ao convívio familiar e ao compartilhamento de tradições, memórias, troca de experiências e de novidades do dia a dia. O design honra o passado e valoriza o presente: formas curvas e retas simbolizam os encontros intergeracionais, enquanto o mix de texturas destaca a fusão de estilos.
JANTAR INTIMISTA
CLARICE VOLPI E VANESSA TORRES LOPES
Passado, presente e futuro se encontram na releitura da sala de jantar tradicional. Uma atmosfera que conecta memória afetiva e vida contemporânea envolve o ambiente – móveis clássicos foram repaginados pelo design moderno. A mesa de forma orgânica foi deslocada do centro do ambiente para deixar confortável a circulação, A iluminação cênica arremata o tom aconchegante do projeto.
DESPENSA ORGÂNICA
CYNTHIA KARAS
Uma preocupação bem atual – a busca pelo bem-estar integral de cada indivíduo – motivou o projeto de Cynthia Karas. Tons suaves e texturas aconchegantes criam uma atmosfera convidativa e acolhedora. Uma ampla janela “com vista” para o jardim traz o relaxante verde para o interior. A conexão com a natureza, além de ser visualmente agradável, proporciona benefícios comprovados cientificamente, como a redução do estresse, a melhora da saúde física e mental e a promoção da felicidade.
ADEGA RESIDENCIAL
JANAINA MARQUES E CAMILA KUBOTA
Uma experiência imersiva em enologia pode ser reservada em um dos espaços da casa. Como nesta adega, que previu até mesmo uma área climatizada seguindo todas as exigências técnicas para a conservação dos vinhos. O ambiente inclui uma parede dedicada à exposição de rótulos especiais, uma bancada equipada com cuba e apoio para o manuseio das garrafas e poltronas para uma confortável degustação das bebidas. A marcenaria cria um fluxo que guia o visitante até uma tela tensionada ilustrada com formatos de garrafas.
BAR
RODOLFO FONTANA
Não por acaso, as proporções do ambiente se assemelham a um vagão de trem – sua inspiração veio do clássico Expresso do Oriente, É, portanto, uma celebração às viagens de um colecionador em busca de garrafas exóticas. Haja mistério e aventura nesta jornada! O espaço carrega histórias não somente nos rótulos memoráveis, mas também em objetos de arte garimpados em diversos cantos do planeta. O bar se destaca pela combinação primorosa de diferentes texturas, que evocam vivências de lugares distintos, desde o mármore proveniente de uma jazida próxima, localizada em Cerro Azul, até tapetes feitos à mão originários da distante Índia.
QUARTOS
PALAVRAS PRESENTES: memória afetiva, “happy chic”, bem-estar, desafio, menos desperdício, feminilidade.
QUARTO DO CASAL
FLÁVIA BONET
Os anos 1980 estão presentes em cada detalhe do quarto projetado para um casal jovem e descolado. E quem não tem memórias afetivas ligadas a esta década? A marcenaria embutida, típica da época, garante o máximo aproveitamento do pequeno espaço. Elementos curvos e coloridos comportam os objetos trazidos das aventuras vivenciadas mundo afora pela dupla – que ama viagens e cores. Tons fortes e vibrantes, como laranja e azul, se somam aos acabamentos metalizados da laca de alto brilho remetendo ao cenário alegre e divertido que marcou toda uma geração. Na ambientação, peças assinadas, itens colecionáveis e obras de artistas locais, com inspiração no trabalho de designers americanos que seguem o estilo “happy chic”.
QUARTO DO ICO
ALESSANDRA GANDOLFI
Enrico – um adolescente autista apaixonado por música, livros e sua cachorra – é o ocupante privilegiado deste quarto planejado nos mínimos detalhes para lhe oferecer conforto e autonomia. O objetivo, contudo, vai além de atender às necessidades específicas do garoto de 14 anos, é focado também em fomentar sua independência e autoestima. Para criar um ambiente inclusivo e repleto de personalidade, Alessandra Gandolfi aposta em tecnologia de automação, texturas sensoriais e formas orgânicas. A cama, por exemplo, recebeu uma cabeceira desenhada especialmente pela arquiteta: ela reproduz a silhueta da Pipa para que Enrico não perca o contato com sua amada pet enquanto dorme.
QUARTO DE HÓSPEDES
MARCELO LOPES
Inspirado no “Mito da Caverna”, obra literária de Platão, o quarto estimula a reflexão ao desafiar as convenções da decoração de interiores. O tom dramático do ambiente se dá através do jogo de luzes e sombras, contraste que evoca a transitoriedade humana. O projeto de Marcelo Lopes é uma provocação sobre a atual forma de conceber espaços, estimulando a construção de um futuro mais consciente e com menos desperdícios.
QUARTO DA ARTISTA
RENATA PISANI
A cantora e influenciadora Rafa Gomes é a homenageada de um ambiente projetado para refletir a personalidade vibrante de uma jovem de 18 anos. O quarto combina aconchego e elegância para ser atemporal – daí a opção por móveis planejados e ripados em laca para o revestimento. A paleta prioriza tons de off-white e cinza, que combinados com as estantes em nuances de verde acinzentado, revelam a identidade feminina de maneira singular.
LIVING, ESTAR ÍNTIMO, SALA DA LAREIRA, HOME OFFICE, JARDIM DE INVERNO
PALAVRAS PRESENTES: pertencimento, essência, minimalismo, tesouro familiar, natureza dentro de casa.
LIVING
ANGELA CHINASSO E CARLOS REICHMANN
As residências da década de 1970 inspiram este living, marcado por papel de parede metalizado, móveis de garimpo e grandes pinturas. A composição impacta não somente pela estética, mas também pela narrativa, afinal, contar histórias gera sentimentos de pertencimento a um local, principalmente, pelas memórias afetivas que elas provocam. A proposta do ambiente é ir contra a tendência mundial de descaracterização do morar- a busca extrema por funcionalidade pode anular a sua verdadeira essência.
ESTAR ÍNTIMO CASTTINI
ARY POLIS JACOBS E RENAN MUTAO
Ancorado ao centro da casa, o espaço reflete a essência de quem dele desfruta. A proposta é transmitir a sensação de um local habitado. A ambientação foi projetada para estimular o folhear dos livros em busca de pistas que possam revelar mais sobre os moradores. Poltronas confortáveis revelam o apreço por colecionar móveis autorais. O espírito livre é evidenciado nas combinações que, numa total simbiose, agrupam diversos elementos sem rigor pré-estabelecido.
SALA DA LAREIRA
CARLA GRÜDTNER
Espaços minimalistas, que exalam relaxamento, inspiraram o projeto do ambiente. O piso de madeira natural do casarão, dos anos 80, que abriga a CASACOR, foi preservado, assim como a abertura de vidro que permite a incidência de luz natural e proporciona vista para o jardim. O layout limpo, com formas simples e cores neutras, destaca a lareira volumétrica desenhada por Carla Grüdtner que contrasta com os móveis soltos de design assinado.
HOME OFFICE MEMÓRIAS
KATLEEN LUIZAGA
O home office, que se tornou praticamente obrigatório durante a pandemia do coronavírus, mantém-se como espaço privilegiado quando da elaboração de um projeto residencial. Um ambiente que mesmo com a sua funcionalidade também pode “contar histórias”, conforme destaca Katleen Luizaga no seu projeto para um escritório em casa.
A arquiteta criou uma narrativa visual entre passado e presente que vai além da mera praticidade para reservar uma surpresa: o piso que conta com uma abertura em vidro e revela o antigo esconderijo subterrâneo do casarão original. O local, então secreto, foi transformado em um refúgio de boas memórias, um valor afetivo que transparece na curadoria de peças de design e obras de arte. A opção por materiais nobres, como madeira natural, mármore, couro e linho, confirma a vocação do espaço para o clássico.
JARDIM DE INVERNO
JAQUELINE SIEBERT
Este jardim de inverno personaliza o conceito de refúgio sereno dentro do lar, onde é possível reconectar-se com o frescor da natureza em meio à vida urbana agitada. O espaço foi cuidadosamente projetado para proporcionar uma pausa relaxante, estimulando os sentidos e promovendo o equilíbrio. Nesta integração harmoniosa entre design de interiores e vida verde, peças de mobiliário assinado se somam aos elementos naturais para garantir um tempo de permanência exclusivo e prazeroso. O ambiente oferece uma variedade de recursos para uma experiência completa, além do jardim vertical, inclui área de lareira e uma pequena copa equipada com adega e cafeteira.
BANHEIROS
PALAVRAS PRESENTES: spa urbano, ancestralidade, contemplação, filosofia oriental, sentidos estimulados.
REFÚGIO DECA
ELAINE ZANON E CLAUDIA MACHADO
A experiência sensorial começa num espaço quadrado integrado, que abriga o spa urbano e se abre para um jardim com forma orgânica. A arrojada estrutura de vidro, com paredes soltas em mármore travertino, cria áreas internas e externas de relaxamento com os produtos Deca. Essa integração com a natureza circundante traz a água como fonte de reconexão profunda, que retorna à ancestralidade e se estende ao mundo interior. A arquitetura foi meticulosamente pensada para que o espaço transcenda os limites físicos – um ambiente que convida à contemplação e, ao mesmo tempo, instiga a olhar para fora de si.
LAVABO WABI-SABI
CINTIA RAMOS
Aceitar a beleza da imperfeição, da impermanência e da incompletude da vida parece um contrassenso numa sociedade que cobra exatidão. Mas é este justamente o conceito que pauta a milenar filosofia japonesa Wabi-Sabi, O projeto seguiu criteriosamente a premissa do “menos é mais”. Com o olhar voltado para o resgate das origens, foram priorizados materiais em seu estado original, provenientes de elementos naturais recondicionados ou aliados à sustentabilidade. Somam-se a eles formas orgânicas, tons suaves e produções artesanais, que resultam num espaço que estimula a contemplação da simplicidade do ordinário.
LAVABO FUNCIONAL ECO CHRONOS
LICYANE CORDEIRO E THAIS VOGEL
Funcionalidade, nostalgia e sustentabilidade pautam o lavabo, que oferece uma jornada no tempo a partir de uma atmosfera envolvente e emocionante – uma viagem imaginária percorre desde a ancestralidade até a descendência. O ponto focal do ambiente é o espelho, elemento que provoca uma volta à atualidade enquanto se lava as mãos. Esta experiência, que conecta passado, presente e futuro, é um importante lembrete para que cada momento seja vivido de modo consciente.
DIEGO MIRANDA LEITE E ZEH PANTAROLLI
SALA DE BANHO DO CASAL
Uma dupla inspiração, Oriente Médio e Bauhaus, compõe o ambiente. Revestimentos cerâmicos trazem efeitos gráficos e um toque de obra de arte aos acabamentos. Os detalhes decorativos refletem as tradições do casal, a paleta cromática prioriza os tons de bege e as soluções de automação, postas de forma discreta, ditam a narrativa visual de passado, presente e futuro do projeto.
CÁPSULA SENSORIAL
FERNANDA GONÇALVES
Inspirada por um recente estudo da neuroarquitetura, Fernanda Gonçalves projetou um ambiente que brinca com os estímulos sensoriais e explora os diferentes sentidos. Elementos funcionais se somam a uma abordagem artística. O hall traz cores vibrantes que evocam energia e vitalidade, e a iluminação indireta adiciona movimento e drama. As cabines se conectam com o hall, a primeira com os tons de verdes e as cubas, e a segunda com as nuances escuras e os detalhes curvos do forro. A tela tensionada arremata o projeto com um toque industrial e urbano, compondo com a parede de obras assinadas por artistas locais.
ÁREA EXTERNA
PALAVRAS PRESENTES: experimentação, cinco sentidos, convívio social
ESTAR NO JARDIM
SUELEN FUCHS E THAÍS CORRÊA
Experimentação é a palavra-chave do ambiente. O espaço abre as portas para a apreciação dos cinco sentidos a partir do contato com materiais naturais, resgatando as origens e enaltecendo a ancestralidade. A composição de formas, cores e texturas convida para a permissão, a reinvenção e até mesmo a descompressão em meio à rotina cosmopolita.
PISCINA
WOLFGANG SCHLÖGEL
O paisagismo tornou convidativo a área ao ar livre de 200m2. A piscina original foi preservada recebendo um grande lounge, ambientado com mobiliário outdoor contemporâneo. A área ainda conta com cinema e lareira e pode ser desfrutada em qualquer clima. Cada elemento foi pensado para estimular o convívio social.
AMBIENTES PREMIADOS
Uma comissão julgadora, composta por profissionais ligados ao setor da arquitetura e decoração, escolheu os ambientes – em onze categorias – para receber a Premiação da CASACOR Paraná 2024.
Ambiente Conceito (empate técnico): Refúgio Deca – Elaine Zanon e Claudia Machado; Quarto do Ico – Alessandra Gandolfi
Tema “De Presente, o Agora”
Morada Mar – Maria Alice Crippa e Gustavo Assis
Cumprimento de Prazo: Priscila Mileke – Ótica; Bruna Varhau – Joalheria e Rebeca Zanuthi e Thiago Zoller – Cottage de Serra.
Revelação: Cottage de Serra – Rebeca Zanuthi e Thiago Zolle
Ousado: Hall de Entrada – Karolinna Venturi
Sofisticado: Bar – Rodolfo Fontana
Aproveitamento de Espaço: Home Office Memórias – Katleen Luizaga
Destaque Banheiros: Sala de Banho do Casal – Diego Miranda Leite e Zeh Pantarolli
Uso Público: Piscina – Wolfgang Schlögel
Comercial: Bar Jenipapo – Givago Ferentz
Inovação: Fachada – Nicholas Oher e Paloma Bresolin
ONDE ESTÁ
CASACOR Paraná
Rua Bispo Dom José, 2222, Batel, Curitiba
Até 28 de julho
https://appcasacor.com.br/events/parana-2024