Coisas Novas

por Nereide Michel em 08/08/2024

Paris, cidade olímpica 2024, tem na sua cultura vários ícones que se espalharam pelo planeta e são facilmente identificados com a sua origem. Um deles é a perfumaria, que desde os primórdios do século XVI ganhou RG francês graças principalmente a Catherine de Médici, que ao se casar com o rei Henrique II levou consigo seu perfumista pessoal, René le Florentin. Também faz parte da história das sedutoras fragrâncias a iniciativa dos artesãos da cidade de Grasse, na região da Provença, de perfumar as luvas ali fabricadas numa feliz tentativa de disfarçar o forte cheiro do couro que se espalhava pela cidade – um importante centro da produção do material.

A fama da perfumaria francesa foi crescente no decorrer dos tempos firmando-se como artigo de luxo quando as mais celebradas maisons de alta-costura passaram a associar o seu nome a frascos contendo uma irresistível mistura de essências de flores, frutas e outros ingredientes, alguns exóticos Um dos itens mais desejados na rotina da beleza, tanto pelo público feminino como masculino, é um dos setores que mais faturam na indústria cosmética.

Para aguçar o desejo dos consumidores dos mais variados estilos e preferências olfativas não faltam frascos nas vitrines.

 
Em uma temporada em que as atividades esportivas estão em alta, frascos com as logos de astros e estrelas dos campos e das quadras ganham uma especial projeção. O foco são os praticantes de atividades físicas.
 

 

A Eau de Toilette da campeoníssima Gabriela Sabatini, tenista argentina-italiana, tem uma fragrância deliciosamente feminina. Sofisticada, atraente e exótica a fragrância combina notas de tangerina, jasmim, sândalo, almíscar e âmbar. 

O impactante Instinct, de David Beckham, reflete o dinamismo de um dos mais carismáticos ídolos do futebol inglês e com fãs no mundo inteiro. Vibrante abre com um toque de frescor de bergamota, com notas de cardamomo picante para proporcionar um calor inesperado com a assinatura marcante de madeira e patchouli. 

 

A tradição pode ser francesa, mas os perfumes atuais se expressam nos mais diversos idiomas. Os frascos contém a cultura inspiradora do seu país de origem. Maisons de alta-costura imprimem seu estilo neles.

A britânica Burberry, celebrizada pelo trench coat e pela estampa xadrez, assina o masculino Hero Eau de Parfum, definido como uma nova e atraente forma de expressar o heroísmo – a coragem de abraçar o que se realmente é. A fragrância apresenta um trio de óleos quentes de cedro como base, culminando em um crescendo fresco e luminoso. A abertura vibrante da agulha de pinheiro se mistura com o benjoim e o incenso, criando uma intensa fusão de profunda sensualidade.

A norte-americana Calvin Klein reflete no Euphoria o simbolismo do espírito independente feminino. Sofisticado, sua inspiração veio da elegância simples da orquídea negra mas traz em sua fórmula outra exótica flor, a de lótus, além de frutas, como romã e caqui, e uma fusão cremosa de madeira de mogno e a delicada violeta.

A alemã Hugo Boss apresenta no frasco vermelho marcante, com acabamento imitando concreto, o Hugo Intense, com notas de abertura  de toranja vermelha e lima, que se mesclam a um acorde aveludado de maçã vermelha e canela, revitalizando os sentidos. No coração, tomilho vermelho e gerânio intensificam a energia aromática, enquanto uma base profunda e envolvente de couro vermelho, patchouli e cedro proporciona intensidade duradoura ao seu peculiar aroma.

A italiana maison Gucci rotula a fragrância masculina Gucci Guilty Pour Homme Elixir de Parfum – a sua  essência amadeirada está envolvida nas notas de pimenta e noz-moscada. Os perfumistas Quentin Bisch e Nathalie Cetto desenvolveram a fragrância com uma  base de baunilha, ambroxan e benjoim, intensificados por uma overdose de patchouli, flor de laranja e osmanthus sensula. O frasco verde da fragrância simboliza a masculinidade refinada, reflete a intensidade da fórmula e  brinca inesperadamente com a transparência e atributos da famosa logo GG.

O norte-americano de Nova York Marc Jacobs convida no seu perfume Daisy Wild que cada mulher descubra o seu lado selvagem. Uma  combinação vibrante e feminina de jasmim, vetiver, macadâmia, sândalo e notas inéditas de flor de banana – um buquê de flores silvestres. O frasco hipnotizante em tom de verde claro, coroado com daisies, a brasileira margarida, em branco, rosa e verde, mergulha hastes de flores no seu interior.

A francesa Chloé captou o espírito de uma mulher aberta às belezas do mundo com o Nomade Eau de Parfum. Uma combinação de suavidade e força. As facetas deste chipre floral sopram como os ventos da liberdade, exalando autenticidade, contemporaneidade e autoconfiança. As notas intensas e minerais do musgo de carvalho são envolvidas pela delicadeza e sensualidade da flor de cerejeira e pelo frescor da frésia. O formato do frasco inspira-se em uma das bolsas clássicas da marca – o modelo Drew.

 

Perfume com sotaque regional? Sim, ele define a origem e o conceito de fragrâncias com identidade local mas inserida na cultura globalizada que espalha deliciosas fragrâncias mundo afora.

 Plantações de café ainda tomam conta de uma expressiva parte do território paranaense contribuindo para que o Brasil ostente há mais de 150 anos o título de maior produtor mundial da grãos desta rubiácea. Além disso, o hábito de tomar um cafezinho a qualquer hora é uma deliciosa tradição brasileira.

Dados que justificam o desenvolvimento pelo curitibano grupo O Boticário, através da marca Coffee, de um perfume lançado em dois aromas, inspirados em uma das bebidas que é preferência nacional. Afinal, há gente que gosta de café forte e têm adeptos de blends mais delicados. Notas vindas da infusão do café arábica, combinadas com o dulçor da baunilha e do âmbar estão na fórmula de duas fragrâncias deliciosamente envolventes. Coffee Addictive Oriental Frutal carrega uma perfumação sedutora, com topo de frutas vermelhas combinado com a feminilidade das flores de jasmim e rosas e um toque adocicado da baunilha. Já o Coffee Addictive Oriental Aromático une notas de topo com o frescor do cardamomo e noz-moscada, com corpo composto por lavanda e alecrim e fundo de cedro, âmbar e notas de café.

O sotaque mineiro de Gusttavo Lima embala sucessos de raízes sertanejas do cantor, compositor e multi-instumentista – ele toca violão, viola, sanfona, guitarra, piano e bateria. Também empresário, ele busca através do lançamento de produtos reforçar a conexão com o seu público. O GL Embaixador, em parceria com a empresa de cosméticos Hinode, por exemplo, remete às suas origens e aos cheiros que fizeram parte de sua trajetória artística. A fragrância tem uma abertura cítrica e fresca, combina notas de âmbar e madeiras intensas para provocar e despertar o desejo, enquanto especiarias, como a canela, finalizam o acorde poderoso, quente e sedutor.
 

Canal aberto com a Geração Z é uma das prioridades atuais quando do lançamento de produtos. Não poderia ser diferente no setor da perfumaria. Afinal, este público-alvo, nascido entre os anos de 1995 e 2000, conectado às mídias sociais e dispositivos móveis, tem características comportamentais que devem ser consideradas quando do desenvolvimento de novas fragrâncias.

O duo Embrace, de Mary Kay, tem a Geração Z como foco ao valorizar a autenticidade de conexões reais – encontros entre amigos, família, casais, viagens em direção ao pôr de sol em um contraponto aos excessos de links nas telinhas. O seu acorde exclusivo combina a explosão das frutas vermelhas com o toque intenso da casca de cacau trazendo singularidade e conexão à dupla for Her e for Him. Para ela, ingredientes luxuosos, como a magnólia, e uma mistura e notas amadeiradas para um acabamento cremoso. Para ele, a marcante presença na fórmula do Cristalfizz, uma exclusividade da IFF (International Flavors & Fragrances Inc): uma molécula cítrica efervescente, com raspas de laranja e tangerina que proporciona uma sensação aquosa, cristalina e ozônica.

A  linha de fragrâncias vibez!, da Hinode, é  um convite ao público da Geração Z, para uma nova experiência de cuidados pessoais e perfumação. A proposta é capturar a essência vibrante e dinâmica do jovem moderno. O nome vibez! foi escolhido, por representar o espírito do jovem que é cheio de energia e vive em busca de um propósito até nos itens que consome. As cores seguem o mesmo conceito: o laranja é a representação da força emocional e amizade e desperta também a determinação, força e positividade. O roxo, além de ser a preferida entre os consumidores da faixa etária dos 20 anos, está associado à independência, cultura e sabedoria e estimula o otimismo e a extravagância.

Para ela,  aromas frutais da laranja combinadas com a manga e o toque adocicado da pimenta-rosa. O buquê floral de peônia branca e flor de laranjeira conta com notas delicadas e femininas. O toque final fica por conta da fava tonka com a doçura da baunilha e a energia do patchouli. Para ele, a fragrância amadeirada traz o equilíbrio entre os aromas frutais e picante. Na  abertura, o frescor do abacaxi com a picância de especiarias, como anis e canela, evoluem com o toque de flor de laranjeira e pêssego. As notas de âmbar, couro e vetiver fecham a combinação que exala  força e energia vibrantes.