Conecte-se

por Nereide Michel em 10/09/2024

DE LEMINSKI A ARY BARROSO 

Cacá Weber

“No Rancho Bem Fundo” nomeia a apresentação da Ensax, única orquestra de saxofones do Brasil, nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, no Teatro Sesc da Esquina. O repertório não poderia ser mais verde-amarelo: os legados do paranaense Paulo Leminski e do carioca Ary Barroso. Criada em 2015 pelo saxofonista e professor Paulo Campos, o grupo tem como proposta destacar os clássicos da música brasileira. 

Um atrativo extra do espetáculo será a participação  da fanfarra da Escola Interpares, composta por alunos e ex-alunos, que se unirão à Ensax em um encontro entre passado e presente.  Sob a orientação do professor Sérgio Freitas, os pequenos músicos prepararam “Só Quero um Xodó”, de Dominguinhos, com um arranjo especial que inclui instrumentos de percussão como surdo, tamborim, chocalho e agogô.

+INFOS

“NO RANCHO BEM FUNDO”

ENSAX ORQUESTRA

Teatro Sesc da Esquina

Visconde do Rio Branco, 969, Curitiba

 Abertura às 19h30, início do evento às 20h00

Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/evento/7872/2024-09-18/pr/curitiba/ensax-orquestra-no-rancho-bem-fundo

DE VILLA-LOBOS A TOM JOBIM

Solar do Rosário / Divulgação

A rica diversidade da música brasileira é a atração do concerto mensal da  Ladies Ensemble, que vai acontecer na sexta-feira, dia 20 de setembro, às 20h, no Auditório Regina Casillo. O repertório vai desfilar de Villa-Lobos a Tom Jobim – uma apresentação que faz   parte da série “Literatura e Música” do plano anual do Solar do Rosário, realizado com a Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Ladies Ensemble, a primeira orquestra profissional formada unicamente por mulheres no Brasil, é um projeto concretizado em 2009 pela violista Fabíola Bach Akel. São 25 instrumentistas que encontraram no Auditório Regina Casillo, no Solar do Rosário, uma “casa própria”. Um dos destaques do grupo é a sua abordagem diversificada, incorporando sempre novas linguagens à música clássica e world music . Entre os seus diferenciais estão a inclusão de instrumentos, muitos desconhecidos do público brasileiro, como o kanun de origem persa, e a participação de musicistas de várias origens. 

O Plano Anual Solar do Rosário  é realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Oregon, Fertipar, Cartório da Barreirinha, Impextraco e Supermercado Tozetto, e conta com a coordenação geral de Liana Leão e direção de Lucia Casillo Malucelli.

+INFOS

BRASILIDADES

LADIES ENSEMBLE

SÉRIE LITERATURA E MÚSICA

Auditório Regina Casillo ,Solar do Rosário

Rua Lourenço Pinto, 500, Centro

20 de setembro, sexta-feira

20 horas

(41) 3225-6232

 https://www.instagram.com/solar.dorosario/?hl=en

https://www.diskingressos.com.br/evento/7974/2024-09-20/pr/curitiba/ladies-ensemble-brasilidades 

 DE HERMETO PASCOAL A SAMUEL ROSA

Divulgação

Quarenta músicos – com idades de 10 a 18 anos – moradores do Bairro Bonfim, em Almirante Tamandaré, participantes do Projeto Música no Bairro, vão estar no palco do Teatro do Sesc da Esquina, na sexta-feira, dia 20 setembro. Com a responsabilidade de mostrar ao público, em um show gratuito, o resultado de todo o trabalho realizado nos últimos seis meses, o grupo vai apresentar o espetáculo “Dorcas enCanta o Brasil”. O repertório – em destaque a música brasileira que mistura canto coral, flauta doce e instrumentos de metais – inclui clássicos da MPB que vão de “O Ovo”, de Hermeto Pascoal à “Resposta”, de Samuel Rosa, passando por “Maracatu – Dimas Sedícias”; “Canto de Afoxé”, de Caetano Veloso; “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga; “Apenas Mais uma de Amor”, de Lulu Santos; “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá; “Samba de Roda”, poutpourri de Mariene de Castro; “Mais Que Nada”, de Jorge Ben Jor; “Bananaite”, da Bananeira Brass Band e “Cheia de Mania”, do Raça Negra.

O Projeto Dorcas, que atua desde 1996 e tem a missão de atender crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, tem como foco as necessidades básicas como alimentação e educação, agregando valores cristãos como amor, esperança, paz e justiça. Desde a sua fundação, já atendeu mais de 4.000 pessoas. Hoje, recebe cerca de 300 crianças e adolescentes entre 4 e 21 anos e suas famílias, de segunda a sábado, durante o contraturno escolar, servindo quatro refeições diárias. É administrado pela Associação Evangélica Cristo Redentor (AECRI),

+ INFOS

DORCAS enCANTA O BRASIL

Concerto com adolescentes do Projeto Dorcas

Teatro Sesc da Esquina

 Visconde  do Rio Branco, 969

20 de setembro, 19h

Entrada franca