Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 05/09/2024

Graças à comunicação digitalizada, uma volta ao passado recente encontra imagens e registros nas mais diversas plataformas e aplicativos. Mas, “matar saudades” dos bons tempos, resgatar lembranças de uma época não vivida –  por exemplo, aquelas passadas de avó para neta – e dar uma conferida na moda de antanho, só mesmo uma boa folhada no álbum de família, aquele esquecido numa gaveta, para resgatar e atualizar informações de antepassados e seus costumes.

Mariah Salomão, diretora-criativa da NovoLouvre, tem na memorabília familiar uma de suas principais fontes de inspiração. A começar pelo nome da marca, que tem a missão de manter viva na lembrança curitibana, a Louvre, uma das mais sofisticadas lojas de tecidos da cidade, que pertenceu ao seu avô. Ponto de encontro das elegantes, na movimentada Rua XV do século passado, foi inaugurada em 1935 por Miguel Calluf, que, não por coincidência, foi o construtor do prédio do Centro Histórico, atual sede do atelier da estilista.

Eyka NY

Laços que unem gerações estão presentes na costura do Inverno 2025 da NovoLouvre, batizada “Aprés Court” – Depois da Quadra em livre tradução. O preview da coleção foi apresentado no Pátio Batel Fashion Walk, dia 29 de agosto, em desfile que destacou na passarela do evento a moda autoral curitibana. Mariah Salomão mergulhou em sua jornada particular para encontrar nos guarda-roupas da bisavó, avó e mãe peças que receberam interpretação atualizada sem perder o alinhavo emocional. 

Eyka NYD / Acessórios: Elyane Fiuza

A novíssima geração também é referência na coleção – daí o justificado e afetivo motivo que resultou no seu nome: como acontece desde 2021, Mariah inclui entre suas criações elementos com referência no tênis, esporte praticado por sua primogênita, Maria Augusta. Na “Aprés Court”, eles estão presentes em plissados, listras e lettering trabalhados ao estilo de uma mulher que circula entre o esportivo e o casual na composição dos seus looks.

Eyka NY

Sapatos confortáveis substituem a dureza do tênis usado nas quadras de saibro, compondo com o uniforme que se transforma ao sair da quadra. Já os looks foram modelados em tecidos tecnológicos, como o Emana e o Fluity da tecelagem Santa Constância, no tricot em viscose e poliamida. Enquanto a sarja foi usada no nostálgico e contemporâneo trench coat e o algodão com alta quantidade de elastano dá versatilidade a uma saia que veste dentro e fora do ambiente esportivo.

ONDE ESTÁ

NOVOLOUVRE

Trajano Reis, 36, São Francisco