Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 30/08/2024

A moda sustentável, com a adesão de estilistas que são presenças constantes nas passarelas dos principais eventos de moda do país, assumiu o merecido espaço entre os produtos distinguidos pela sofisticação e criatividade. Nos bastidores, vale mencionar, o aumento de investimento de marcas em soluções que beneficiam o meio ambiente e paralelamente o lançamento no mercado, sobretudo, os da indústria têxtil, em tecidos que possibilitam o desenvolvimento de peças que aliam qualidade e requinte.

Divulgação

Um exemplo de parceria bem sucedida entre as duas pontas  – criação e produção –  mobilizadas para lançamentos destinados ao mercado da moda sustentável, aconteceu recentemente quando o estilista Reinaldo Lourenço se uniu à Tencel, pertencente ao Grupo Lenzing, líder global na fabricação de fibras ecologicamente responsáveis, e à tecelagem denim Canatiba Textil. O resultado já está nas lojas: a primeira coleção cápsula ecológica em jeanswear do estilista, que  inclui calça, vestido, top, camisa e shorts, pensada para transitar entre o cotidiano e ocasiões especiais.

Todos os modelos foram desenvolvidos com técnicas de alfaiataria utilizando o tecido Everest Maxskin da Canatiba Textil, produzido com fibras Tencel Liocel, que traz em sua composição no mínimo 50% menos emissões de CO2 e menor consumo de água em comparação com as fibras genéricas.