Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 12/06/2024

Cada vez mais a moda associa-se a ações e movimentos preocupados com a preservação do meio ambiente. Marcas priorizam o lançamento de coleções que mantêm o seu estilo e apresentam produtos sustentáveis e inovadores.

Divulgação

Sustentabilidade, estilo e inovação estão na raiz das linhas WellTread, cápsulas lançadas pela Levi´s. A mais recente coleção da série mantém o propósito de reduzir os impactos químicos, energéticos e hídricos na produção de vestuário. Ao mesmo tempo em que utiliza algodão de transição e corantes à base de plantas incorpora nas peças as suas silhuetas clássicas.

Divulgação

A linha lançada em maio tem seu jeans tingido com índigo 100% vegetal, obtido após anos de pesquisa, e apresenta silhuetas práticas e fluídas em tons neutros e tradicionais. Na paleta, os tons variam de azul e branco. Para elas, calça de modelagem larga e ajustada na cintura Orchard Soft-Structured de corte reto e a icônica jaqueta Down to Earth Trucker, que combinadas oferecem visual monocromático. O Mom Shorts, inspirado nos anos 80, possui uma estampa botânica pixelizada feita à base de plantas em azul claro quase imperceptível, enquanto o vestido Wildflower é uma opção para os dias quentes. Para eles, a linha contempla a calça Stay Loose Carpenter em um caimento clássico e descontraído que pode formar dupla com a camisa Stonefield.

Todas as peças com a etiqueta  WellThread são estruturadas com algodão de transição – material  fornecido por pequenos agricultores da Índia, que estão em processo de mudança de sistema de produção para adotar um que irá preservar mais a saúde dos solos, dos ecossistemas e das pessoas. Um material em vias de se tornar organicamente certificado. Desde o lançamento do projeto WellTread, em 2020, a Levi´s fomenta estes cotonicultores incentivando-os com o seu compromisso de compra das safras do algodão de transição, reduzindo assim o risco financeiro dos agricultores.

Divulgação

Para desmistificar o uso do cânhamo na moda, a Oriba, marca masculina sustentável, firmou parceria com a Vicunha e lançou na temporada uma coleção cápsula tendo a fibra dessa planta como destaque. Com uma seleção cuidadosa de peças que unem estilo, conforto e responsabilidade ambiental, a Oriba Hemp apresenta uma variedade de peças essenciais acrescidas de inovações: calças e bermudas com pregas, que lhes adicionam um toque contemporâneo e elegante, práticos macacões e jardineiras e bonés na linha de acessórios. A marca mantém a sua identidade característica com uma  cartela de cores clássica e atemporal, incluindo tons de azul marinho, jeans em lavagens escuras e claras, verde e caramelo.

Divulgação

Ao apostar na fibra de cânhamo da Vicunha para criar produtos premium, resistentes e versáteis, a Oriba não apenas abraça o conceito do slow fashion, mas também redefine a relação entre moda e consumo consciente. Essa escolha reflete um movimento de transformação na indústria, onde a qualidade e a durabilidade das peças são priorizadas.